sexta-feira, 10 de junho de 2011

BRINCADEIRA GINÁSTICA - PRÉ

         
          SEQUÊNCIA DIDÁTICA - Atividade desenvolvida pela educadora Agnalda de Lima

           Área de Formação Humana: Movimento, Leitura e Escrita e Pensamento lógico-matemático.

           Faixa etária: pré (4 a 5anos)


          OBJETIVO GERAL

· Desenvolver e ampliar progressivamente equilíbrio, ritmo resistência, força,
  velocidade e flexibilidade corporal.


          OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·    Interagir, criar regras e reelaborar as situações vividas nas diferentes práticas de movimentos;
·   Ampliar o vocabulário;
·   Emitir opiniões próprias sobre o assunto;
·   Levantar hipóteses na resolução-problema.
·  Comparar quantidades de pequenos grupos de objetos utilizando as palavras mais e menos, ou outras.

           DESENVOLVIMENTO

1°etapa:
Usar na roda de conversa, como disparador uma caixa com diversos tecidos/objetos (bóia de piscina, E.V.A, jérsei, caixa de papelão, piscina plástica, pedaços de papel kraft) que possam ser utilizados como assentos no escorregador, a fim de verificar com as crianças quais tecidos/materiais produzem menor atrito (os que escorregam mais).
        
2°etapa:
Convidar às crianças para ir até o pátio externo, afim de fazer a experimentação dos tecidos/objetos no escorregador do parque.
        
3°etapa:
Após as crianças terem brincado algumas vezes no escorregador utilizando objetos, o educador irá propor o registro através de um gráfico dos objetos que possuem maior e menor aderência ao deslizar.
        
4°etapa:
Confeccionar um escorregador na área externa do CMEI com papel kraft, disponibilizando tecidos/objetos diversos para escolha das crianças.
Propiciar às crianças vivência de atividades de movimentos como andar pegar, arremessar, receber, empurrar, carregar e deslizar.
        
Cantos de Atividades Diversificadas: propor às crianças a confecção de uma pista com escorregadores/rampas de carrinhos com a utilização de materiais alternativos.


        AVALIAÇÃO

     As crianças entenderam que com um objeto mais liso é melhor de escorregar, ou seja, puderam comparar quantidade (mais e menos) como podemos ver no gráfico. Podendo  ter noção de gráfico, aumentando assim o  seu vocabulário e cada um pode dar a sua opinião sobre o assunto. Tiveram noção de regras, desenvolveram equilíbrio resistência, força, velocidade e flexibilidade corporal, além da interação com colegas.




Um comentário: