segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Complementação da SEP – 2013 com Guilherme Romanelli



Aspectos sonoros da composição musical do cancioneiro folclórico infantil

No último sábado, dia 28 de setembro, aconteceu no CMEI Vitória Régia a complementação da SEP 2013. Para este momento ser rico e significativo, a Equipe Pedagógico Administrativa convidou o professor Guilherme Romanelli para trabalhar com os profissionais da unidade. O objetivo principal da vinda do professor Guilherme foi a sensibilização da equipe em relação ao trabalho com a música na Educação Infantil. Este ano, o CMEI Vitória Régia está participando do Projeto Músico da Família ao Vivo, e esta sensibilização foi um momento importante para tornar claros os objetivos do trabalho com música.
O professor Guilherme iniciou ao trabalho encorajando os profissionais de que todos sabemos muito mais sobre música do que imaginamos e que para realizar um bom trabalho com música, não há necessidade de ser um especialista na área. Boas práticas dependem de criatividade, pesquisa e bom senso. Segundo ele, só há um tipo de música que não deve ser levado às crianças no espaço educativo: as músicas que estão na mídia. A explicação para esse critério é simples. O que está presente na mídia já faz parte do repertório das crianças. Não se trata de juízo em relação a qualidade da música ou o fato de serem ou não apropriadas. Trata-se de oportunizar a apreciação e ampliação de repertório diverso – MPB, clássica, rock, reggae, jazz, blues... – não há nada proibido.
Por fim, observamos o quanto o cancioneiro folclórico infantil é rico e oportuniza diversas vivências para as crianças. Aprendemos ainda que é possível confeccionar instrumentos a partir de materiais alternativos que possam explorar e aprofundar conhecimentos em relação ao princípio acústico, ritmo, altura e outros conceitos próprios da educação musical.

































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