O CMEI Vitória Régia completa seu primeiro ano!!!
A natureza tem sinalizado que algo está errado. Agentes locais, nacionais e internacionais estão promovendo debates, reflexões e ações voltadas à preservação ambiental e essas discussões tem ocupado espaço também no ambiente educativo. Sabemos da importância de formar cidadãos capazes de reconhecer a agir sobre o meio de forma sustentável. Todavia apenas refletir não é suficiente, é preciso agir! Pensando nisso, o CMEI Vitória Régia voltou seu olhar para o envolvimento de crianças e famílias em ações efetivas de preservação ambiental; ações essas, que para serem significativas iniciaram no próprio espaço da comunidade, gerando melhoria no ambiente local. Assim, as crianças do Pré foram levadas ao espaço externo do CMEI, onde puderam observar uma Araucária e discutir sobre sua importância para a vegetação.
Observaram a quantidade dessas espécies de árvores que existem dentro dos muros da unidade e no bosque ao lado. Foram trazidas imagens para apreciação e discussão na roda de conversa. A partir delas, as crianças conheceram o ciclo de vida da árvore, a partir da pinha e do pinhão. Conheceram ainda a lenda da gralha azul e a importância dessa ave para o reflorestamento da Araucária.
A partir desse trabalho, pudemos envolver a comunidade do CMEI, que foi convidada a pensar sobre as problemáticas ambientais e ações para melhoria da qualidade de vida local. Como momento privilegiado deste processo, pais, crianças e profissionais plantaram mudas de Araucária nos espaços do CMEI e entorno, colaborando também com a limpeza do bosque vizinho.
Essas ações trouxeram luz à consciência dos envolvidos com atitudes positivas em relação ao ambiente e representam um marco de inserção da comunidade do CMEI como protagonista nas ações relativas à preservação da vida.