segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Primavera no ar...

O início da primavera, no CMEI Vitória Régia foi comemorado com o cultivo de flores, árvores e ervas. Para iniciar, as turmas do Berçário I ao Pré ganharam mudas de árvores frutíferas, embrulhadas como presente. Sua missão foi de plantar as árvores no espaço do CMEI escolhido pelas crianças e cuidar da planta diariamente. Na turma do Berçário I, como as crianças são muito pequenas, foi solicitada a ajuda dos pais para realizar o plantio. Também foram plantados canteiros de flores, doados pelo Horto Municipal e pelo avô de uma criança do Maternal II. A turma do Pré, durante a realização de um trabalho sobre tempeiros e chás caseiros, além da pesquisa com as famílias, fez a plantação de mudas de ervas diversas, que cultivaram e cuidam com muito carinho. Para finalizar, a turma do Maternal II fez um trabalho sobre diferentes tipos de tomates. Para conhecê-los de forma mais aprofundada, visualizaram, manipularam, experimentaram e plantaram as sementes no canteiro da horta. As mudas já começam a brotar. Confira abaixo algumas fotos do trabalho realizado.













segunda-feira, 15 de outubro de 2012


"...Contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem dos pequenos é tarefa exigente e complexa: começa pelo tempo de conhecer a criança, segue por alimentar uma atitude de curiosidade pelo mundo em busca de uma formação cultural ampla. Tudo regado com boas doses de competência profissional, de arte, de sabedoria, de delicadeza e uma profunda vontade de ousar, de se surpreender e de se ver como um professor que aposta nas crianças." (Bem-vindo, mundo- p. 37)

Parabéns a toda equipe do CMEI Vitória Régia, por sempre apostar nas nossas crianças!!!

FELIZ DIA DOS PROFESSORES!!!

 

 

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Fazendo Arte com as famílias


No último sábado, dia 29/09/2012 tivemos um momento mais que especial com as famílias e crianças do CMEI Vitória Régia. 
Para começar, as famílias e crianças foram recepcionadas no refeitório do CMEI, onde a pedagoga Geovane socializou os objetivos do encontro. 
Em seguida, os pais foram convidados a refletir sobre o papel da Arte em nossas vidas. A sensibilização começou com o vídeo da Aelita André...
 
...e prosseguiu com um vídeo elaborado com as imagens das nossas crianças, fazendo arte no CMEI. 








Após a sensibilização, os pais foram convidados a apreciar as obras do Museu na Escola, que estavam instaladas nos corredores do CMEI, e ir para as salas dos seus filhos: Berçário I, Berçário II, Maternal I, Maternal II, Maternal III e Pré, onde conheceram um pouco mais sobre os seguintes artistas, respectivamente: Romero Britto, Beatriz Milhazes, Escher, Pollock, Miro e Gêmos.

Para finalizar, após essa imersão no mundo da Arte, todos foram convidados a decorar os muros internos da unidade, inspirados nos artistas de referência. Para dar corpo a Arte, utilizaram tintas de diversas cores e materiais, como pinceis de tamanhos variados, rolos, brochas, esponjas, palitos, canos e até galhos de árvores. 

Muitas famílias relataram a satisfação de participar da atividade proposta e os profissionais do CMEI observaram, especialmente, o desprendimento dos pais, que não se importaram com a sujeira da roupa das crianças, mas disponibilizaram-se realmente a vivenciar esta manhã.

Agradecemos a presença das famílias e profissionais e a disponibilidade de todos para participar deste sábado especial. Certamente foi mais um momento que marcou a história do CMEI Vitória Régia.


O resultado pode ser conferido nas fotos abaixo.