domingo, 27 de maio de 2012

Identidade - Maternal I


MATERNAL I



PARA TRABALHAR A IDENTIDADE COM AS CRIANÇAS DO MATERNAL I, AS EDUCADORAS FIZERAM A PROPOSTA DE CRIAR “BONECOS” QUE REPRESENTASSEM CADA CRIANÇA. PARA ISSO, CONTARAM COM A AJUDA DAS FAMÍLIAS...



APÓS DESENHAR O CONTORNO, CADA CRIANÇA LEVOU SEU BONECO PARA CASA PARA QUE, JUNTAMENTE COM OS PAIS, CARACTERIZAM-SE COM AS ROUPAS E PARTICULARIDADES DA CRIANÇA. AS PRODUÇÕES FORAM EXPOSTAS NAS PAREDES DA SALA E NO CORREDOR DO CMEI.

AS CRIANÇAS POSARAM ORGULHOSAS AO LADO DOS SEUS BONECOS.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Enriquecimento cultural


A ampliação do patrimônio cultural no repertório das crianças, passa necessariamente pela ampliação deste repertório no universo cultural de nossos educadores ”... conhecer e experienciar os lugares, os espaços, os acervos, as diferentes formas de produção cultural, enfim a cultura local, para planejar momentos que reflitam em aprendizagens significativas, pois é no dialógo com o outro e com a cultura que cada um é constituído, desconstruído, reconstruído, cotiadianamente. (LEITE; OSTETTO, 2005, p.23)

Refletindo sobre esta necessidade de ampliação cultural no repertório dos profissionais do CMEI, planejamos uma visita orientada aos espaços: Casa Andrade Muricy e Museu de Arte Contemporânea. Estes espaços foram pensados como proposta, em função de situarem-se como marcos de vanguarda no pensamento artístico de nossa cidade.  Um dos objetivos desta visita foi desenvolver a fruição, a compreensão e a interpretação das obras por meio de informações sobre o artista e o contexto de sua produção.

Entre os vários artistas da exposição, destacamos as obras de José Antonio de Lima “As (im)permanências” em que o artista utiliza diversos materiais não convencionais como: ferro retorcido de construção, tecidos diversos como juta, fraldas, panos de chão, ataduras, barbantes, arames entre outros para expressar o seu fazer artístico. A artista Bernadete Amorim com a exposição “Adentros”, utilizando tecidos de pelúcia em “arquiteturas” suspensas quais chama de Continentes, remetem a corpos com aberturas tímidas ou escancaradas, cheios de dobras, ondas e esconderijos delicados a serem descobertos, contrapondo nas alturas as retas interligadas e a moleza dos tecidos. No MAC a mostra traz um retrato do que foi o movimento Art Show que aconteceu no início da  década de 70, que tinha como objetivo criar um espaço, que não existia até então, de expressão da arte de vanguarda.

Parabéns ao grupo que se entregou a esta vivência com muito entusiasmo!! Vocês são show!!!
               Geovane e Natasha




“Foi uma riqueza cultural enriquecedora que pode ajudar no nosso trabalho do dia-a-dia”.  
Roberta  


“Gostei muito de ter essa oportunidade, a partir dessa visita tivemos muitas idéias para desenvolver no planejamento e que necessitamos de mais momentos como esse”.
Cybelle


 “Foi uma oportunidade, pois no cotidiano não temos o hábito de visitar espaços dessa natureza e que despertou em mim o desejo de visitar mais os espaços culturais da cidade”.
Vanessa




Referência Bibliogrpafica:
Caderno Pedagógico - Educação Infantil, Arte






Dia das mães





Um Feliz Dia das Mães à todas as mães do CMEI Vitória Régia!!!

                                                                Imagem: http://toquinhadoartesanato.blogspot.com.br/2012/05/feliz-dia-das-maes.html