domingo, 17 de abril de 2011

Amor Perfeito - Pré

           A equipe de permanência realizou, com as crianças da turma do Pré, o plantio de flores Amor Perfeito. Esta proposta, que despertou o interesse e curiosidade da turma, proporcionou a ampliação dos seus conhecimentos. O trabalho iniciou com a confecção de vasos de garrafa PET; dentro dos vasos foi colocado terra e cada criança plantou sua sementinha. Agora, todos irão acompanhar seu crescimento, responsabilizando-se pelos cuidados necessários para que elas se desenvolvam.
          Durante o plantio das sementes, foram surgindo relatos das crianças e trocas de conhecimentos entre elas. Registramos este momento com auxilio da turma e confeccionamos um cartaz com as frases e desenhos que retratam este momento:

·        Nós gostamos muito de plantar.
·        A plantinha precisa de água e luz do sol.
·        A minha mãe fala pra eu não mexer na terra. Só faço escondido, porque eu sujo as minhas mãos.
·        Quero ficar bem perto da minha plantinha.
·        Vou guardar em cima do meu guarda-roupa.
·        A minha mãe deixa eu mexer na terra.
·        Eu nunca tinha plantado antes, nunca vi uma plantinha nascer e nunca molhei.

           As crianças do Pré esperam ansiosas o dia de molhar sua florzinha, vê-la crescer e se desenvolver e, finalmente, leva-la para casa.













sexta-feira, 8 de abril de 2011

Visita do Maternal III na Horta Comunitária

        Para quem pensa em construir uma horta nada melhor do que conhecer na prática uma horta de verdade. Foi isso que aconteceu no dia 8 de abril com a turma do Maternal III. A educadora Priscila entrou em contato com Paulo, coordenador da 3ª etapa da Horta Comunitária do Vitória Régia, que prontamente atendeu ao pedido de guiar a turma em uma visita pelos lindos canteiros de verduras e legumes.
Depois do café da manhã, a turma saiu para a tão esperada visita, acompanhada pelos educadores Josnei e Carmen, além de Priscila. A euforia das crianças já podia ser notada na saída do CMEI e pelo caminho comentavam tudo o que viam. Quando chegaram perto da horta, olharam para dentro e falaram: Que salada linda!
A turma foi recebida pelo Paulo, que foi mostrando os canteiros, cada um com um tipo de hortaliça. Foi surpreendente ver os pequenos tão encantados com o mundo das plantas, que muitas vezes é desconhecido até mesmo pelos adultos. Priscila confessou: “Fiquei surpresa ao ver um pé de berinjela, a abóbora que nasce em árvore, brócolis, repolho e outros alimentos que nunca havia visto fora do mercado...”  Paulo também ensinou como plantar alface e qual a época que os morangos nascem.
Após agradecerem e se despedirem do guia, voltaram ao CMEI um tanto cansados. Como resultado imediato desse conhecimento na vida das crianças, Priscila relata a observação que fez: “Hoje, no cardápio do almoço, tinha alface como salada. Todas as crianças serviram-se dele... isso nunca havia acontecido.”